segunda-feira, 1 de agosto de 2011

cuca tradcional RS

Cuca Tradicional do RS
Hoje em dia há controvérsias quanto à verdadeira receita de cuca, eu tenho visto muito bolo com farofa por cima ser chamado de cuca, mas para mim não é a farofa que define a cuca e sim a massa que é feita com fermento biológico, há inúmeros tipos de cobertura além da farofa, vou listar abaixo da receita da massa algumas que eu já testei, espero que gostem!Massa básica para cucas:Ingredientes massa:2 gemas e 2 ovos inteiros levemente batidos1 xícara de leite morno ou suco de laranja natural (use o sucopuro - fica ótimo)1 xícara de açucar (pode-se colocar mais 1/2 xícara, demora mais para crescer mas fica bem docinha)1 pitada de sal600 gr de farinha de trigo aproximadamente50 gr de margarina ou 1 colher (sopa bem cheia) de banha2 pacotinhos de fermento biológicoRaspas de 1 limão ou 1/2 laranjaPreparo:Dissolva o fermento no leite, acrescente os ovos, o açucar, amargarina, o sal, as raspas, e vá colocando a farinha aos poucos, mexa com a mão ou colher de pau até misturar bem. Fica uma massa mais firme que a de bolo e mais mole que a de pão, é uma massa de bater com a mão mesmo ou c/ colher de pau (atualmente tenho batido na planetária por uns 2 minutos). Às vezes não vai toda a farinha pois depende do tamanho dos ovos. Deixe crescer em local quente até dobrar de tamanho. Unte uma forma de 30 x 22cm por 5cm de alt. com óleo e farinha.Depois que a massa tiver crescido bata novamente, ela baixa um pouco. Coloque na forma e molhe as mãos para espalhar, deixe crescer novamente até dobrar o tamanho, coloque a cobertura de sua preferência. Asse em forno pré aquecido. No meu forno eu asso os primeiros 20 min. em fogo médio (uns 200 graus), depois abaixo e asso mais 15 a 20 min.

2 comentários:

Fabiane disse...

adoro cucas...
amigo...juro que eu enviei um comentário dizendo onde tinha comprado os móveis usados, mas acho que ele foi para um buraco negro...simplesmente sumiu...
Mas da proxima vez que vir pra cá, eu compro meus móveis em São Bento do Sul, minha cidade vizinha...o nome da loja é Oscarzão e fica na Avenida São Bento...bjos...
Ah..os móveis usados aqui de Rio Negrinho são muito ruins e caros...

Artes da Fafa disse...

Oi Zoleide, como vai?
Isso deve ficar uma delicia, só de ler a receita já deu água na boca...
Beijinhos no coração... Fátima.